painel fotovoltaico (Placa fotovoltaica)

Não é possível determinar a qualidade do painel fotovoltaico (placa solar) apenas olhando um orçamento, é necessário olhar a ficha técnica dele.

Exemplos de fontes de energia renováveis são a luz do sol (energia solar), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz), o calor da terra (energia geotérmica) e a biomassa como combustível.

Potência do Painel solar

Existem diversas potências de placas solares para várias aplicações. Geralmente, as potências de painéis solares variam entre 305 w, 310 w, 320 w, 330 w, 335 w, 340 w, 345 w, 350 w, 355 w até 405 w.

A grande maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de potência de 80% de sua potência original por até 25 anos. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que irá cumprir com as leis de proteção do consumidor, caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico

Eficiência do painel fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica), falamos na porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície da placa solar e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o painel solar gera de energia.

Quanto maior a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema fotovoltaico vai gerar e menor será o painel solar fotovoltaico para a mesma produção de energia.